Blog do Dyeison

é o blog do Dyeison

Final da Copa Sul Americana

leave a comment »

A Copa Sul Americana chega a sua final. Vamos admitir que é um torneio sem graça mesmo. Lembro que quando fui ver a lista da primeira fase da competição, não conhecia um único time que participava.  São vagas de mais para times de menos, no caso aqueles times perdidos da América do Sul, que só fazem número mesmo. Enquanto a Copa Libertadores começa lá pelas oitavas (quem cair antes é ruim mesmo), a Sul Americana começa, na melhor das hipóteses, nas quartas.

Agora, chegamos a final desse torneio, que da vaga a Copa Libertadores. Dois times de escolas tradicionais vão se enfrentar. Goiás, do Brasil, e Independiente, da Argentina. Respectivamente, o 19° colocado no Campeonato Brasileiro (já rebaixado) e o 17° do Apertura (mas longe do rebaixamento, devido ao seu bom desempenho no Clausura).

Afinal, é isso que são as competições sul-americanas? Tudo bem, o Independiente é o Rey de Copas, tem 7 Libertadores nas costas, 2 mundiais e 2 supercopas. Mesmo há 15 anos sem ir para uma final de torneio sulamericano, e há 8 sem vencer um campeonato argentino, tem camisa e tradição para sustentar um candidatura. Mas e o Goiás, que nunca venceu nada, e ainda por cima foi rebaixado? Merece mesmo ele estar na Libertadores do ano que vêm?

Os eliminados na semi-finais eram pouco melhores. A Liga de Quito, do Equador, venceu Libertadores e Sul-Americana recentemente. O Palmeiras é um gigante do Brasil, com quatro brasileiros, Libertadores e Mercosul.

Mas ok, que vença o melhor. Talvez essa vaga na Libertadores melhore o nível da Sul Americana. Porque essa competição consegue ser uma Copa Europa piorada.

Written by Dyeison Martins

26 de novembro de 2010 às 15:52

Publicado em Futebol

Deixe um comentário