Blog do Dyeison

é o blog do Dyeison

Batman – The Animated Series

with one comment

Aproveitando as férias da faculdade, eu e a namorada assistimos, do início ao fim, a aclamada série animada da década de noventa do Batman, Batman – The Animated Series.

Eu achava muito legal quando era criança (filmes do Tim Burton ou do Joel Schumacher? É desse desenho que eu visualizo o Batman), mas olhando agora, com um olhar “maduro”, a qualidade da série é absurda.

Começando pelo própria arte. Com um traçado simples, sem procurar detalhar as pessoas (mas também sem chegar a ser uma Anime), muitos tons escuros e marrons. Não é usada computação gráfica, e muitas vezes o desenho assume um tom como se estivesse pintado, para retratar algo mais forte. A abertura de cada episódio conta sempre com uma excelente imagem.

A série é curiosamente atemporal, também. O visual de Gotham City é visivelmente Anos 50. Todo mundo usando sobretudos e chapéus, com aqueles carros de frente alongada. Os capangas parecem que saíram de algum filme antigo, por exemplo. Porém, são vistas coisas como computadores de última geração (até futuristas) e técnologias inexistentes.

A trilha sonora, assinada por um tal Danny Elfman, é maravilhosa. A soma de temas energéticos orquestrados com canções de jazz ajudam a aumentar ainda mais o clima retrô.

Mas como nem tudo é clima e música, os personagens são muito bem construidos. O Batman, é o Batman de verdade. Não é engraçado, não é violento, ele é o que todos esperamos, um taciturno combatente do crime, que respeita a vida e a todos, e só por isso faz o que faz. O Robin também é uma figura ótima, é um jovem, mas não é nenhum idiota descontrolado e imaturo, como já tentaram fazer parecer.  E também possui uma idade aceitável (Se o Robin tiver menos de 15, não é sério).

Dos vilões, temos o consagrado Joker sendo dublado por ninguém menos que Mark Hamill (se você não sabe quem é ele, perdeu o meu respeito). Two Faces é uma figura trágica, assim como o Mr. Freeze. Poison Ivy aparece bem, assim como Scarecrow e Mad Hatter. E, criada especialmente para o seriado, Harley Queen nos faz morrer de rir.

As tramas são sempre bem boladas. Episódios mais cômicos, episódios dramáticos… mesmo os fracos são bons. Agora, os ótimos? Que ta Beware the Gray Ghost, onde descobrimos quem era o herói de Bruce. The Christmas with the Joker. It’s Never too late, Dreams in the Dark, as duas partes de Robin Reckoning,  a dupla Night of the Ninja e Day of the Samurai, o engraçadíssimo The man who killed Batman, o profundo His Silicon Soul, Almost Got’Im e o emocionante (eu, pelo menos fiquei muito emocionado olhando) I”m the Night. Esses todos só na primeira temporada. A segunda é boa? Assista The Trial, Bane, Babydoll, Showdown (com participação de Jonah Hex), Second Chance, Harley’s Holiday e Deep Freeze e me tire suas próprias conclusões.

Sério, se metade dos filmes já lançados do Batman tivessem a qualidade desse desenho, seriam obras de arte.

Vale a pena ver e rever. Até porque esse é o Batman, o resto são imitações.

 

Anúncios

Written by Dyeison Martins

12 de agosto de 2011 às 17:30

Publicado em Seriados

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Resenha mais que excelente!

    Eu sou tão fã do desenho quanto qualquer um que se preze, mas acho um pouco desnecessário sempre suavizar as cenas de possível morte – se um cara cai de um prédio ou dirigível[os dirigíveis da policia são fabulosos!], sempre acaba sendo necessário mostrar que ele se safou, e outras coisas assim, que cortam um pouco o clima sombrio da história. Mas enfim, é mania minha mesmo de mimizar, estamos falando de um dos primeiros desenhos animados mais voltados para adultos do que pra crianças; uma diferença que não era bem clara até então. Foi como foi e o resultado foi ótimo, marcou minha infância também.

    Patricia Loupee (@patricialoupee)

    12 de agosto de 2011 at 23:15


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: